XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.2014-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

DO GRAMADO À FÁBRICA SIMBÓLICA: A APRESENTAÇÃO DE PAULO AUTUORI PELO GRUPORBS

Marcel Neves Martins (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

No contexto das relações entre os campos midiático e esportivo, o esporte encontra-se midiatizado não somente pelo viés da cobertura midiática dos fatos, mas também pelas suas movimentações e incursões em direção e pela mídia. Assim, neste artigo buscamos analisar o vídeo que materializa esta situação com a apresentação de Paulo Autuori, novo técnico do Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense, à imprensa, na medida em que percorrendo os corredores midiáticos de Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV acontece o protocolo que formaliza a sua relação com a mídia e, principalmente, o apresenta aos torcedores gremistas. Nesse sentido, abordamos a circulação de um membro do campo esportivo pelo ambiente midiático que se materializa pelas entrevistas concedidas aos três principais veículos do GrupoRBS através de três mecanismos de enunciação.


Palavras-chave:  campos sociais, dispositivo, esporte, mídia, midiatização
਍ഀ