XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.2017-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

A ESPETACULARIZAÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO EM TEMPOS DE MIDIATIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS DE “CURA” NA NAÇÃO DOS 318

Carlos Renan Samuel Sanchotene (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de midiatização do campo religioso e as estratégias de captura dos fiéis, a partir do programa televisivo religioso Hora dos Empresários, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Transmitido pela Rede Record de Televisão, o programa é destinado às pessoas que buscam uma solução para a crise financeira. Com estratégias distintas, os pastores oferecem ajuda aos telespectadores por meio dos serviços de auto-referencialidade, além da espetacularização do discurso religioso via imagens, testemunhos e dramatização. O estudo evidencia que a “cura” financeira, as conquistas e vitórias só podem ser alcançadas dentro do templo, através da Nação dos 318.


Palavras-chave:  midiatização, religião, espetacularização, televisão
਍ഀ