XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.2040-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

O CONSUMO DA TELEVISÃO POR JOVENS DE CLASSE POPULAR E AS MEDIAÇÕES DA FAMÍLIA E DA ESCOLA

Karina Aurora Dacol (Universidade Federal de Santa Maria); Sarah Oliveira Quines (Universidade Federal de Santa Maria); Juliano Florczak Almeida (Universidade Federal de Santa Maria); Gabrielli Siqueira Dala Vechia (Universidade Federal de Santa Maria); Veneza Veloso Mayora Ronsini (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O texto discorre sobre a relação entre o consumo da televisão por jovens de classe popular e as mediações da escola e da família a fim de levantar questões iniciais sobre a leitura crítica da telenovela. No cotidiano dos jovens de classe popular, a televisão simboliza prazer, consagração de saberes, demonstração dos estilos de vida das classes média e alta, sonhos de consumo e de ascensão social. A escola parece contribuir para uma leitura crítica do gênero melodramático, tanto no que diz respeito ao saber formal ministrado aos jovens quanto, indiretamente, pela escolarização de pais ou irmãos.


Palavras-chave:  mediações, televisão, consumo
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