XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2047-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

A ARTE DA PERFORMANCE NO ESTADO DE SÃO PAULO: A BUSCA POR “NOVOS SENSÓREOS” E REFLEXÕES A PARTIR DA ETNOGRAFIA-BIOGRAFIA DO ARTISTA MARCIO PIMENTEL

Rosa Maria Araújo Simões (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA); Fernanda Vasconcelos Parreira (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)

Resumo

Este trabalho é fruto das investigações para a realização do livro-reportagem “Marcio Pimentel e a arte da performance” o qual, dialogando com a antropologia da performance, foi gerado a fim de compreender sua estética própria a partir de uma etnografia-biografia em que os relatos orais sobre a vida e obra deste artista contemporâneo permitiram mapear a origem de sua pesquisa e o desdobramento de sua trajetória no Estado de São Paulo. Ao abordar as características do trabalho de Pimentel, que abarca desde a questão da organização político-cultural de uma categoria artística até o processo de criação de espetáculos multimídias, tal pesquisa destacou os fundamentos, conceitos e relações da arte contemporânea performance art a qual, enquanto comunicação e manifestação da cultura urbana, busca novos sensóreos e processos imagéticos.


Palavras-chave:  comunicação e culturas urbanas, arte da performance, Marcio Pimentel, antropologia da performance, imagens e novos sensóreos
਍ഀ