XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2058-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

MARCAS DA INFLUÊNCIA ETNOCENTRISTA NAS REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DO ORIENTE MÉDIO NA MÍDIA IMPRESSA PERIÓDICA BRASILEIRA: ABORDAGEM DA REVISTA VEJA SOBRE AS ELEIÇÕES DO HAMAS EM 2006

Ana Beatriz Pinto da Luz Paes (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

As manifestações da hegemonia dos projetos políticos, sociais e culturais do Ocidente podem ser identificadas nos mais diversos campos. Este artigo se propõe a identificar as influências e conseqüências da visão etnocêntrica no campo do jornalismo, apontando marcas presentes na narrativa jornalística na abordagem de questões sobre o Oriente Médio, capazes de evidenciá-la.਍ഀ O caso específico estudado é o contraste de duas manifestações midiáticas de perspectivas distintas, ocidental e oriental, frente ao mesmo tópico: eleições do Hamas em 2006. Como representante do Ocidente, a cobertura da revista Veja, e do Oriente, o relato de Khaled Hroub, jornalista da Al-Jazeera. ਍ഀ


Palavras-chave:  etnocentrismo, representação, Hamas, narrativa, jornalismo
਍ഀ