XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.2060-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

O ENCADEAMENTO MIDIÁTICO DA IMAGEM DOS ÍNDIOS ISOLADOS NO TWITTER

Débora de Carvalho Pereira Gabrich (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O uso de marcações semânticas vem permitindo a evolução das ferramentas de análise da popularidade de temas na web, o que facilita o mapeamento dos encadeamentos midiáticos, segundo o conceito de Primo (2008). Assim, surgem novas perspectivas para a comunicação nas mídias digitais, fundamentadas em uma dimensão mais estruturada da informação, ilustrada no artigo, pela análise de micro-blogs. O estudo de caso apresentado mostra processos de migração de valores (Vilches, 2006) pelos quais passa a imagem dos índios isolados no Twitter. Os exemplos do estudo de caso possibilitam inferências a respeito de novos processos comunicacionais em que mídias de massa e de nicho se influenciam em um sistema de retro-alimentação.


Palavras-chave:  Encadeamento midiático;, Web Semântica, Índios, Twitter
਍ഀ