XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2063-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

O MERCADO, A ESCOLA, O PROFESSOR E O ALUNO: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA UM NOVO TEMPO

Bruno Pompeu Marques Filho (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

A ideia deste texto é apresentar uma discussão, baseada no pensamento de autores contemporâneos, acerca do ensino da comunicação e, mais especificamente, da propaganda e da publicidade. Para tanto, quatro elementos centrais desse contexto foram destacados e discutidos um a um: o mercado, a escola, o professor e o aluno. Procurando evitar a crítica esvaziada (que apenas condenaria o mercado), o deslumbramento vão (que somente exaltaria as tecnologias), a hipocrisia vil (que não aceitaria a complexidade do aluno) ou o corporativismo infame (que se negaria a questionar a função do professor), o que se procurou estudar foi a união desses quatro referidos elementos, para que, talvez juntos, se possa chegar a uma outra forma de ensino da comunicação.


Palavras-chave:  educação, ensino, comunicação, publicidade
਍ഀ