XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.2074-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

IDENTIDADES VIRTUAIS: A CONSTRUÇÃO PUBLICITÁRIA DOS SUJEITOS਍ഀ NOS SITES DE RELACIONAMENTOS਍ഀ

Kellen Caroline Santos (Centro Universitario Newton Paiva Ferreira); Diêgo Eustáquio Silva (Centro Universitario Newton Paiva Ferreira)

Resumo

Este artigo objetiva desenvolver uma análise dos processos de construção da identidade de sujeitos na internet, com foco na construção dos perfis dos usuários dos sites de relacionamentos. A proposta é compreender quais são as particularidades da identidade no mundo virtual, como se dá a representação dos papéis nesse espaço e a construção dos anúncios publicitários de divulgação dos perfis dos membros destes sites. Para o estudo de como se dá a construção da identidade nos sites de relacionamentos, dialogamos com a conceituação de “fachada” e representação social desenvolvida por Erving Goffman, aplicaremos as referências de Pierre Lévy sobre o cyberspace, os estudos de Stuart Hall acerca da identidade em várias fases da história social e a perspectiva de Thompson quanto ao indivíduo na contemporaneidade.


Palavras-chave:  ciberespaço, identidades, sites de relacionamento, interacionismo simbólico, texto publicitário
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