XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.2090-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

AUTOR-JORNALISTA E AUTOR-MARCA COMO PARÂMETROS DO਍ഀ JORNALISMO E DA PUBLICIDADE PARA ALÉM DO MARCO CAPITALISTA਍ഀ

Roseméri Laurindo (Univ. Regional de Blumenau)

Resumo

O presente artigo lança algumas pistas para uma análise, de modo teórico-empírico, de traços comuns entre o jornalismo e a publicidade em sociedades sob marcos sócio-econômicos distintos, como é o caso do Brasil e de Cuba. De um lado condicionantes da sociedade capitalista a conduzirem o jornalismo e a publicidade brasileira e de outro os ditames estatais da sociedade cubana. Busca-se aqui, como ensaio preliminar, testar uma construção metodológica comum para entender o jornalismo e a publicidade praticados por sujeitos sob condicionantes distintos: o conceito de autor-jornalista e o de autor-marca.


Palavras-chave:  autor-jornalista, autor-marca, teorias, jornalismo, publicidade
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