XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.2120-4


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

FUTEBOL, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O LANCE! DO CONSUMO DO BOTAFOGO DE 1962

Roberta Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Aline Silva Correa Maia (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O Jornalismo Esportivo se utiliza memória como forma de fortalecer conceitos e ideias associadas ao futebol, em geral, e aos clubes e seus torcedores, de forma específica. No਍ഀ Brasil, o diário esportivo Lance! recorreu ao passado na cobertura anterior da final do Campeonato Carioca de 2009. Além de linha editorial, a medida era parte da estratégia਍ഀ de lançamento de uma promoção. O trabalho avalia a produção, nesta circunstância, do discurso para atrair o torcedor do Botafogo.


Palavras-chave:  Jornalismo Esportivo, Futebol, Identidade, Memória, Consumo
਍ഀ