XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.2159-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

TURISMO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS: UMA ANÁLISE DO FREVO E DO MARACATU ENQUANTO PRODUTOS TURÍSTICOS

Bruna Galindo Moury Fernandes (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

O objetivo deste artigo é a análise e descrição do consumo turístico das manifestações culturais pernambucanas, mais especificamente dos principais ícones da oferta cultural local: o frevo e o maracatu. Neste contexto, abordamos questões relativas à oferta e consumo de bens culturais e, sobretudo, sua utilização enquanto produto turístico. Como resultado, temos que as manifestações culturais não estão devidamente acessíveis aos turistas, nem são capazes de gerar os reais benefícios para seus integrantes. Percebe-se, assim, uma subutilização das manifestações culturais como produto turístico. Não há nas esferas públicas e privadas uma preocupação real no sentido de investir nas manifestações culturais enquanto produto turístico-cultural embora o estado utilize-se dos mesmos, basicamente, como imagem a ser explorada para atrair visitantes.


Palavras-chave:  Turismo, Manifestações Culturais, Produto Turístico
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