DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO: A VIDEOAULA E AS NOVAS IMPLICAÇÕESഀ
PEDAGÓGICAS Shirley Mônica Silva Martins (Universidade Federal da Paraíba); Betânia Maria Vilas Bôas Barreto (Universidade Federal da Paraíba); Leônidas Leão Borges (Universidade Federal da Paraíba)
ResumoTrata de um relato de experiência com videoaulas produzidas com professores eഀ
professoras no intuito de discutir ricas possibilidades de uso deste subgênero - vídeoഀ
educativo – advindas do uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação emഀ
processos educativos diversos. As possibilidades de aprendizagens diversas com suportesഀ
audiovisuais estão a exigir de professores e professoras novos saberes. As tentativas deഀ
diálogo entre os saberes dos professores e os saberes dos produtores de vídeo no processoഀ
de produção participativo e interdisciplinar das videoaulas, apesar de relevantes para todosഀ
os envolvidos, mostram-se incipientes. Para um resultado mais satisfatório no que concerneഀ
às necessidades estético-pedagógicas do produto/processo videoaula, a aproximação entreഀ
as áreas da educação e da comunicação é cada vez mais necessária. Palavras-chave: videoaula, tecnologias da informação e da, educação |