IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: A IMAGEM DA EMPRESA DE ഀ
COMUNICAÇÃO REPRESENTADA NA TELENOVELAഀ
Adaci Aparecida Oliveira Rosa da Silva (Universidade de São Paulo)
ResumoO artigo trata da análise da gestão da marca da empresa Rede Globo, por meio do “merchandising” difundido na sua programação, principalmente, nas telenovelas. O reforço da marca via a construção da imagem de credibilidade da informação verdadeira, feita com profissionalismo, dá-se pela construção de personagens de jornalistas que têm papel destacado em três novelas veiculadas em 2008/09. O perfil dos jornalistas, personagens nessas telenovelas, estão em desacordo com o perfil real desses profissionais na contemporaneidade, conforme as pesquisas realizadas. Para a emissora criar um imaginário idealizado do jornalista é reforçar sua credibilidade como produtora de informação. Joga-se com a dubiedade entre informação e entretenimento em prol da valorização da marca, creditando ao jornalista o papel de profissional justo, representante do bem e da verdade. Palavras-chave: Televisão, Jornalismo, Gestão da comunicação, Marcas, Comunicação e Trabalho |