XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.2222-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

AGENCIAMENTOS AUDIOVISUAIS E O DESEJO DE SINGULARIZAR

Deisimer Gorczevski (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

Nesse estudo, atenta-se para os sentidos de intervir e inventar contraposições a um modo restrito de subjetivação da periferia e de seus moradores, associado às marcas da criminalidade e da violência em suas múltiplas dimensões. Trata-se de agenciamentos orientados pelo desejo de singularizar como estratégia de reconhecimento de sujeitos e grupos. Por último, a pergunta – que visibilidade desejada é esta – faz emergir traços e contornos, mesmo que fragmentados, das paisagens e rostos enunciados nas narrativas e, com certo alcance, postas em circulação nas produções audiovisuais.


Palavras-chave:  Comunicação comunitária, audiovisual, agenciamento, desejo, visibilidade
਍ഀ