DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação ESTRATÉGIAS PARA O ESPAÇO NA COMUNICAÇÃO SUL-SUL: DO NÃO-ALINHAMENTO À PRODUÇÃO COLABORATIVA Pedro Aguiar Lopes de Abreu (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
ResumoO trabalho se propõe traçar uma trajetória das estratégias de circulação de informações na comunicação entre países em desenvolvimento (eixo Sul-Sul), desde a experiência do Movimento Não-Alinhado nos anos 1970-1980 até a recente expansão do colaborativismo, sob uma perspectiva da questão do espaço: que fronteiras, territorialidades e “urbanias” são constituídas, tanto entre estas sociedades quanto entre as desenvolvidas. Para isso, são discutidos os determinantes que a organização da produção capitalista coloca à construção da espacialidade, a hegemonia das noções capitalistas de espaço urbano sobre o cenário global e de que forma as iniciativas abordadas se contrapõem a estes modelos. Toma-se como objeto aqui o modelo operacional de agências de notícias internacionais em contraste com o pool de cooperação não-alinhado liderado pela Iugoslávia. Palavras-chave: espaço, comunicação sul-sul, Iugoslávia, Movimento Não-Alinhado, Pool das Agências de Notícias |