XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2274-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS NA MEMÓRIA E NA CULTURA

Franciele Paes Pimentel (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); Acir Dias da Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo

O presente artigo é fruto de um recorte da Dissertação de Mestrado desta autora. O texto aborda sobre o fenômeno de articulação de elementos da memória e o reconhecimento de imagens produzidas pelos meios de comunicação. A partir deste estudo pretendeu-se entender o crescente movimento de culto ao corpo, em especial do corpo feminino, processo que está relacionado com a fragmentação do indivíduo no que tange à formação de sua identidade. Com interpretações ancoradas nos postulados sobre a Arte da Memória, buscou-se investigar como as imagens produzidas na publicidade contribuem para a identificação do indivíduo a partir da retomada dos elementos de sua memória, num movimento caracterizado como rememoração.


Palavras-chave:  memória, publicidade, imagem, interpretação
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