XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:GP-RP.2289-1


DT3: DT 3 - GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

ORALIDADE PARA LÍDERES: ABORDAGEM ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Marta Terezinha Motta Campos Martins (Escola de Comunic.Artes Un. Sao Paulo); Aislan Ribeiro Greca (Universidade de Taubaté)

Resumo

O trabalho tem o objetivo de abordar a organização como espaço de diálogo onde o líder pode adotar a comunicação oral e a oralidade como orientações estratégicas para a comunicação interna. Apresenta o pensamento de estudiosos da comunicação organizacional que reconhecem o diálogo como meio humanizado para a comunicação entre sujeitos nas organizações. Discute habilidades esperadas de um líder, com destaque para o valor da habilidade de comunicação, tão necessária para o exercício de liderança nos dias de hoje. Oferece sugestões para que a oralidade do líder sirva como norte para o desempenho das equipes. Para cumprir seus objetivos o estudo ocorreu em duas fases. Na primeira fase realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada na literatura indicada em disciplina da ECA/USP. A segunda fase ocorreu com uma pesquisa empírica realizada em organização de grande porte.


Palavras-chave:  comunicção organizacional, comunicação interna, oralidade, liderança, relacionamento
਍ഀ