XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.2290-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

DIMENSÕES SOCIAIS DE CIÊNCIA: ਍ഀ EDUCAÇÃO CTS NAS ESCOLAS ਍ഀ

Gabriela Zauith (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Este artigo apresenta relações teóricas entre divulgação científica, educação científica e os estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). A presente discussão trata da importância da divulgação científica para sociedade, em especial para o ensino de ciências. Avaliações educacionais mostram que estudantes brasileiros possuem baixo rendimento no entendimento de ciências. A educação em ciências contribui para que os alunos entendam como funciona o mundo, a partir de paradigmas oferecidos pela ciência. Assim, quando chamado para opinar sobre temas de ciência, este cidadão possa ter um espírito crítico, baseado na sua cultura científica. Sob enfoque do movimento CTS, o conhecimento científico e tecnológico é articulado com a sociedade, sob uma visão crítica e com dimensões sociais, econômicas e políticas.


Palavras-chave:  ciência, educação, CTS
਍ഀ