IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual OS HUMANOS, OS CIBORGUES E A REALIDADE VIRTUAL NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA Tássio José Ponce de Leon Aguiar (Universidade Federal da Paraíba); Allysson Viana Martins (Universidade Federal da Paraíba); Cláudio Cardoso de Paiva (Universidade Federal da Paraíba)
ResumoO presente trabalho pretende discutir a figura do ciborgue, um tema recorrente nas artes visuais (quadrinhos, cinema, televisão, videogames). A partir de uma revisão teórico-conceitual, caracterizamos os ciborgues em três tipos: homem maquinizado, máquina humanizada e corpo plugado. E reconhecendo a força expressiva que a temática do ciborgue apresenta nos filmes de ficção, buscamos explorar de que forma este estilo de corporeidade pode ser verificado nos produtos audiovisuais, pressupondo que - mesmo constituindo uma categoria específica - incorpora níveis de hibridização diferentes. Em uma análise de cunho reflexivo, partindo de uma contemplação da representação do ciborgue e das relações entre os seres humanos e as máquinas, discutimos ainda aspectos ligados à autonomia e à inserção das novas tecnologias na sociedade. Palavras-chave: ciborgue, tipologia, filmes |