XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2327-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A CULTURA DE MASSA E O AUDIOVISUAL: ASPECTOS DA SINESTESIA E SEMIÓTICA NO VIDEOCLIPE WHAT THEY DO

Rafael de Jesus Gomes (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Este artigo procura discutir a necessidade de se analisar os caminhos da comunicação de massa e sua influência no ramo audiovisual. Com a criação do videoclipe e sua importância no cenário da música POP mundial, essa relação ficou ainda mais presente. Ao passo que, a elaboração do clipe e as percepções sensoriais são muitas vezes negligenciadas, pelos receptores. O trabalho buscou traçar um rápido mapeamento sobre as principais análises feitas acerca da cultura de massa e a sua influência no audiovisual, desde o trabalho com conceitos envolvendo a sinestesia e a semiótica passando por um estudo de caso sobre um videoclipe de Hip-Hop, da Banda Americana. The Roots.


Palavras-chave:  Cultura de Massa, Audiovisual, Videoclipe, Semiótica
਍ഀ