IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia TWITTER E AGENDAMENTO NA INTERNET: REFLEXÕES ACERCA DAS VARIAÇÕES NO FLUXO DA INFORMAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO MICROBLOGGING Regis Torquato de Araújo Tavares (Universidade Federal do Ceará); Thaís Jorge de Freitas (Universidade Federal do Ceará)
ResumoO presente artigo tenta mostrar como o microblogging Twitter vem alterando o fluxo de informação, ao conferir aos diversos usuários o poder de postar conteúdos em até 140 caracteres e passar da condição de receptores em “estado latente de passividade” para emissores em potencial. É objetivo deste trabalho relacionar as postagens do twitters, usuários da rede social e microblogging, com os conteúdos veiculados nos portais de notícias, onde as postagem são utilizadas como temas. Ao longo das exposições, utilizaremos a hipótese de agenda setting, formulada a partir do final dos anos 60, pelos professores Maxwell E. Mc Combs e Donald L. Shaw, para mostrar como os portais de notícias utilizam mensagens do microblogging para agendar conversas e discussões do público. Palavras-chave: Twitter, emissor, receptor, agendamento |