XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2338-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO EM CONSUMO PARA A PROPAGANDA, A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.

Janiene dos Santos E Silva (Universidade de São Paulo)

Resumo

A investigação das tendências comportamentais e suas possíveis manifestações nos cenários de consumo é fundamental para as marcas definirem suas estratégias mercadológicas. Diferentes áreas do saber, como a Antropologia, a Psicologia, a Sociologia e a Economia, dão suporte teórico a essas pesquisas, o que permite a construção de diretrizes estratégicas para a Publicidade e Propaganda e o plano integrado de comunicação e marketing. Nesse sentido, o objeto do presente artigo é apresentar uma discussão sobre algumas metodologias empregadas com vistas à elaboração de um mapeamento teórico-metodológico da pesquisa de tendências.਍ഀ


Palavras-chave:  tendências, consumo, estratégias, comunicação, metodologias
਍ഀ