DT5: DT 5 - GP Cibercultura ALICE ATRAVÉS DOS NEURÔNIOS-ESPELHO: EMPATIA E PERSONAGENS AUTÔNOMOS NOS VIDEOGAMESഀ
Renata Correia Lima Ferreira Gomes (centro universitário senac)
ResumoO presente artigo descreve as bases para uma nova abordagem conceitual para análise e construção dos personagens autônomos nos videogames, estes entendidos como os agentes de software diegeticamente implicados como personagens e corporalmente presentes no espaço do jogo. Para tanto, descrevemos o conceito de empatia, a partir das estruturas corticais conhecidas como neurônios-espelho, e sua implicação para as habilidades de leitura de personagens nas narrativas “não-participativas”, descrevendo, a partir daí, um novo “ciclo de empatia” inaugurado pelos games, no que diz respeito à relação interator-personagem. Acreditamos que essa nova relação, que parte do interator, vai ao personagem, mas volta ao interator, abre caminho para uma nova compreensão da narrativa como forma expandida levada a cabo pelos videogames. Palavras-chave: videogame, narrativa, empatia, personagem, neurônios-espelho |