XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.2360-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

RÁDIO E EDUCAÇÃO - MANEIRAS DE CONJUGAR

Adriana Gomes Ribeiro (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense)

Resumo

A utilização do rádio para educar está presente na história da radiodifusão brasileira desde a fundação de nossas primeiras emissoras. Até a década de 1970, a maioria dos projetos pensava o veículo como vetor de educação a distância. Nos últimos 20 anos, porém, outros tipos de projeto de educação com o rádio têm sido propostos, tais como: a promoção do exercício crítico para melhor “leitura” do meio; a produção de programas como motivadora para aprendizagem de outros conteúdos; a produção como estímulo para promover uma melhor comunicação e troca de informações num determinado grupo. Ainda assim, a produção de programas para ensinar conteúdos não cessa, ao contrário, se reinventa, tentando apreender a melhor maneira de conjugar rádio e educação. Este artigo procura apresentar histórico e panorama atual das produções radiofônicas dedicadas à educação formal e não formal. ਍ഀ


Palavras-chave:  Rádio educação, rádio educativo, história do rádio
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