XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.2377-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

MEMÓRIA MUSICAL PUBLICITÁRIA: O JINGLE IMPREVISÍVEL.

Lígia Teresinha Mousquer Zuculoto (Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC)

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir sobre o jingle. Apresenta análises preliminares਍ഀ especificamente sobre o jingle imprevisível, aqui entendido como aquele que é criativo,਍ഀ ousado e memorável. Tomamos como categorias balizadoras iniciais, para esta reflexão,਍ഀ algumas linguagens da comunicação: a radiofônica, a musical e a publicitária.਍ഀ Discutimos os elementos que compõem estas linguagens na criação e produção de um਍ഀ jingle. E com base nestas discussões, evidenciamos e analisamos alguns jingles que se਍ഀ destacam na memória musical publicitária.


Palavras-chave:  Publicidade, Linguagem, Jingle
਍ഀ