XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.2397-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

VIRANDO O DISCO: COMO A INTERNET TRANSFORMOU OS FÃS NOS NOVOS FORMADORES DE PREFERÊNCIAS.

Rafaela Almeida E Silva Leite (Universidade de Fortaleza); Andréa Campelo Veras (Universidade de Fortaleza); José Riverson Araújo Cysne Rios (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A história da música está conectada à dos avanços das tecnologias de gravação,਍ഀ reprodução e difusão. Desde que começaram a incluir a música em sua programação, as mídias massivas tem influenciado audiências, funcionando como verdadeiros formadores de preferências. A indústria fonográfica incentiva comercialmente esse processo, determinando o que deve ser sucesso. Com o advento da Internet, esse padrão foi modificado. Este trabalho não procura propor um modelo de negócios para a atual indústria fonográfica, mas busca contemplar a movimentação do cenário musical no novo ambiente de rede e mostrar como os mecanismos de interação e compartilhamento disponíveis online possibilitaram a transferência do poder de influência musical das gravadoras para os próprios usuários – os novos formadores de preferências.


Palavras-chave:  formadores de preferências, indústria fonográfica, Internet, música
਍ഀ