DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina MÚSICA NA PERIFERIA: AS ROTINAS PRODUTIVAS DO TECNOBREGA DE BELÉM, DO PARÁ Mauro Celso Feitosa Maia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
ResumoEste estudo aborda a emergência da indústria cultural, personificada na música doഀ
tecnobrega de Belém, do Pará no cenário cultural local e brasileiro, em que destaca aഀ
análise das “rotinas produtivas” de seu processo de elaboração e difusão. Define aഀ
expressão música midiática, a fim de reconhecer os parâmetros de compreensão para aഀ
música no estágio atual da cultura midiática e suas implicações como categoria deഀ
análise. Como metodologia, articula as noções de indústria cultural e mediaçõesഀ
sociotécnicas e midiáticas, associadas entre si segundo processos comunicacionais. Aഀ
hipótese é de que o estatuto da música midiática representa a versão autonomizada daഀ
“música popular de massa”, gênero indicado pela indústria cultural. Palavras-chave: Comunicação, Indústria Cultural, Música Midiática |