XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2427-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

STORYTELLING: EVOLUÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIA

Adenil Alfeu Domingos (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O objetivo deste artigo é conceituar storytelling relacionado às novas tecnologias e à mídia Enceta-se aqui uma busca do princípio antológico desse tipo textual. É que, modernamente, deu-se o boom do storytelling. Ele aparece principalmente no marketing, tanto no ato de narrar a história da empresa, do logo, do produto à venda, da vida dos funcionários, da imagem do empreendedor, quanto no marketing político e individual, sempre como linguagem persuasiva. Além disso, ele invade a mídia que passou a narrar a histórias de vida do homem como produção individual ou de grandes equipes. O storytelling midiado é um produto colocado à venda, trazendo em si grande dose de sensacionalismo. Além disso, eles são meios de catarse, quando, então, produzem empatia entre o herói do storytelling e seu narrador ou narratário.


Palavras-chave:  semiótica, comunicação, storytelling, tecnologia, evolução
਍ഀ