XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2443-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

AS TRAMAS DA HISTÓRIA NO ENSINO DA PUBLICIDADE

Christiane Paula Godinho Santarelli (Escola de Comunicações e Artes - USP); João Luiz Anzanello Carrascoza (ESPM e ECA-USP)

Resumo

O artigo propõe uma nova metodologia para o ensino da publicidade, apresentando excertos de uma trilogia de narrativas ficcionais que demonstram, em seus enredos e nas vivências dos personagens, valores culturais de suas épocas e o impacto da comunicação de massa em seu cotidiano. A primeira narrativa trata do surgimento das técnicas publicitárias (Belle Époque), a segunda aborda estratégias e táticas inovadoras na propaganda (Segunda Guerra Mundial) e a terceira traz as interações da publicidade com as mídias digitais (contemporaneidade). Esse novo formato de texto didático foi inspirado no romance de Umberto Eco “A misteriosa chama da Rainha Loana”. A metodologia apresentada foi validada por meio de pesquisas feitas com alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Publicidade e Propaganda e também de Design.


Palavras-chave:  Publicidade, Literatura, História, Metodologia didática
਍ഀ