IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda BENETTON: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE ENUNCIAÇÃO DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS TENDO COMO MARCO O FOTÓGRAFO OLIVIERO TOSCANI Suanny Lopes Costa (Universidade Federal do Pará); Clareana Oliveira Rodrigues (Universidade Federal do Pará)
ResumoAs publicidades realizadas por Oliviero Toscani para a Benetton, renderam uma enorme quantidade de processos para a empresa italiana ao mesmo tempo em que consolidou a imagem da empresa e sua marca, relacionando-a com uma responsabilidade social diferente de sua época. O drama, a polêmica, a provocação são algumas das marcas do fotógrafo que marcaram também a estratégia comunicativa da Benetton, no período em que ele esteve presente. Com este artigo, pretendemos entender as regularidades e diferenciação das modalidades do dizer presentes nas peças da Benetton, procurando observar as condições de produção pelas quais o processo de enunciação se realiza a partir da presença e ausência do fotógrafo em questão. Palavras-chave: publicidade, comunicação, estratégias de enunciação, produção de sentidos, Oliviero Toscani |