XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.2491-1


DT8: DT 8 – NP Teorias da Comunicação

A SUBJETIVIDADE MIDIÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS NOS SÉCULOS XX E XXI

Robéria Nádia Araújo Nascimento (Universidade Estadual da Paraíba); Patrícia Maria Rios Ribeiro (Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo

O ponto de partida desta reflexão é pensar a subjetividade construída pela mídia, ressaltando as perspectivas morinianas de alteridade e cultura como possibilidade compreensiva da comunicação contemporânea. São considerados também os aportes de Certeau, Deleuze e Guattari, Maffesoli, Thompson e Hall, a fim de elucidar a subjetividade que emerge nos acordos coletivos e cotidianos de construção identitária, tomando-se como exemplo discursivo as minorias sociais. O enfoque proposto permite que o viés antropológico que perpassa as relações midiáticas seja vislumbrado, de modo que as perplexidades e as diferenças dos cenários hodiernos sejam entendidas como ambivalências inerentes aos novos tempos.


Palavras-chave:  Mídia, subjetividade, identidades culturais, alteridade
਍ഀ