XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.2497-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

OS RECURSOS FOTOGRÁFICOS COMO ESTRATÉGIAS DE ATRATIVIDADE VISUAL DE OUTDOORS EM RELAÇÃO AOS SEUS CONTEXTOS.

Alexandre Davi Borges (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

A publicidade utiliza-se da fotografia constantemente. Um dos produtos comunicacionais da publicidade – o outdoor – se aproxima ainda mais desta linguagem pela característica similar de impor limites físicos nas bordas de suas imagens. Contudo, ao outdoor há uma possibilidade de saídas ‘físicas’ deste quadro (aplique). Este recurso, contrapondo o recorte que coloca elementos dentro do quadro, serve, a priori, como estratégia de atratividade visual. Colocados em seu contexto – o ambiente urbano – configura-se este recurso como atrativo? O modo como se dá a recepção destes produtos – em seus contextos – é apresentado aqui, buscando revelar alguns sinais sobre a efetividade comunicacional destes produtos e suas ‘transgressões’.


Palavras-chave:  comunicação, publicidade, fotografia, outdoor, ambiente urbano
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