CO: IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação UM PANORAMA DO MARKETING POLÍTICO NA FRANÇA: FUNDAMENTOS UTILIZADOS NAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL Roberto Gondo Macedo (Universidade Metodista de São Paulo); Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Universidade Metodista de São Paulo); Paulo Cezar Rosa (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoO presente artigo explana cronologicamente momentos marcantes da história da propaganda política na França, com o objetivo de criação de parâmetros das ações de comunicação política desenvolvidas no Brasil. A França no viés de comunicação política apresenta significativas manifestações de estratégias de comunicação de massa, seja na forma de interação com o reinado de Luis XIV até as eleições de 2007 com a gestão de Nicolas Sarcosy no cargo presidencial. O principal objetivo do trabalho foi de transitar por autores especializados em comunicação política francesa e apresentar um cenário de questões contemporâneas acerca do Marketing Político Francês. Do ponto de vista metodológico foi desenvolvida ampla revisão de literatura sobre o assunto, extensiva ao panorama contemporâneo através de pesquisa nos sítios da Internet. Palavras-chave: Marketing político, Imagem Pública, Comunicação, Eleições, Democracia |