XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2549-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA: ਍ഀ LIÇÕES VYGOTSKYANAS SOBRE LETRAMENTO DIGITAL਍ഀ

Débora Castilho Duran Prieto Negrão de Souza (centro de estudos de pessoal)

Resumo

Nos discursos e nas práticas dos projetos que abordam o papel das tecnologias da informação e comunicação na educação, é frequente notarmos uma ênfase exacerbada no suposto poder revolucionário das redes telemáticas, sem a devida atenção ao caráter plural das apropriações que se manifestam em contextos específicos. Por compreender o processo de desenvolvimento como uma estrutura tripartite – o homem, o outro e os instrumentos/signos –, Vygotsky traz a lume a importância das mediações e das relações viscerais entre história e cultura na constituição das subjetividades. Nesse sentido, pensar nas relações entre comunicação, educação e cultura na perspectiva da teoria histórico-cultural é deslocar o foco do equipamento para o letramento digital como um fenômeno complexo que se configura em tempos de cibercultura.


Palavras-chave:  letramento digital, tecnologia, educação, vygotsky
਍ഀ