DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA: ഀ
LIÇÕES VYGOTSKYANAS SOBRE LETRAMENTO DIGITALഀ
Débora Castilho Duran Prieto Negrão de Souza (centro de estudos de pessoal)
ResumoNos discursos e nas práticas dos projetos que abordam o papel das tecnologias da informação e comunicação na educação, é frequente notarmos uma ênfase exacerbada no suposto poder revolucionário das redes telemáticas, sem a devida atenção ao caráter plural das apropriações que se manifestam em contextos específicos. Por compreender o processo de desenvolvimento como uma estrutura tripartite – o homem, o outro e os instrumentos/signos –, Vygotsky traz a lume a importância das mediações e das relações viscerais entre história e cultura na constituição das subjetividades. Nesse sentido, pensar nas relações entre comunicação, educação e cultura na perspectiva da teoria histórico-cultural é deslocar o foco do equipamento para o letramento digital como um fenômeno complexo que se configura em tempos de cibercultura. Palavras-chave: letramento digital, tecnologia, educação, vygotsky |