XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2551-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

O CONSUMO COMO FONTE DE ENCANTAMENTO DA VIDA DOS JOVENS URBANOS NA METRÓPOLE

Marcos Rodrigues de Lara (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Vivemos num mundo desencantado, construído ao longo da história, e que apresenta, na contemporaneidade, condições insuportáveis à vida humana em sociedade. Nas construções históricas das relações sociais a religiosidade assume sua função como um dos seus componentes contextuais geradora de significados para a vida através de seus elementos, ritos e símbolos. É com a religiosidade parametrada pelas instituições religiosas, e nelas circunscrita, que fica exposta uma vida desencantada fora de suas esferas de influência, cujos sentidos não são mais elaborados por ela. É neste contexto que esta tese identifica um deslizamento de significantes religiosos para o campo do consumo e que ali se inseriram ressignificados. É nessa ressignificação via consumo que se restabelece o encantamento reinserindo sentidos para a condição humana.


Palavras-chave:  Culturas Juvenis, Jorvens Urbanos, Metrópole, Consumo, Desencantamento
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