XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.2553-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

SOCIEDADE CIVIL E SUA RECONFIGURAÇÃO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Paola Madeira Nazário (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O artigo em questão formula-se pela necessidade de pesquisar teorizações e constituições de conceitos sobre a sociedade civil, ao longo da história e, principalmente, nos dias atuais onde existe uma ação do ambiente mercadológico. Em um segundo momento, devido ao período histórico social contemporâneo, é necessário ter-se o objetivo de analisar a inserção dos meios de comunicação como um agente importante para a análise das novas configurações da sociedade civil. Realiza-se também uma abordagem da institucionalização da sociedade civil, isto é, a institucionalização de uma categoria sociológica pelos agentes mercadológicos e governamentais. Além disso, trata-se do conceito do espaço público e das problemáticas do espaço público midiático e suas conjecturas no desenvolvimento das ações da sociedade civil.


Palavras-chave:  Sociedade civil, mercado, economia pol. da comunicação, técnica, democracia
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