XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.2579-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

CIDADE E MEDIAÇÃO:਍ഀ OS STICKERS COMO INTERVENÇÃO URBANA E INTERAÇÃO EM REDE ਍ഀ

Ana Carolina Souza Coelho Jácome (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Resumo

Este trabalho pretende mostrar como a prática dos stickers, adesivos urbanos, dialoga com as questões da cidade contemporânea e ressignificam os espaços urbanos. Como os meios de comunicações, sua distribuição nas cidades e suas formas de uso no espaço urbano influenciam nessa prática e como as pessoas subjetivam a cidade por meio das suas apropriações e criam um imaginário coletivo através das redes criadas pela prática dos stickers. Essas questões foram analisadas em pesquisa multi-metodológica, por meio de entrevistas em profundidade com dez realizadores da prática e através de fotoetnografia na região centro-sul de Belo Horizonte, local onde se concentra os stickers na cidade.


Palavras-chave:  Cultura urbana, intervenção urbana, subjetivização urbana
਍ഀ