XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2584-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

O SUPEREU DO GOZO NA MÍDIA IMPRESSA: O DISCURSO PERFORMATIVO DA BOA FORMA

João Osvaldo Schiavon Matta (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

Este artigo busca discutir, à luz dos trabalhos de Freud e Lacan em torno do conceito de supereu, o imperativo do gozo que vemos presente no discurso performativo da revista Boa Forma da Editora Abril. Esta, a partir de seus mapas cognitivos, estabelece um contrato de comunicação com seus leitores em busca de uma fidelização como produto de consumo. A partir de um artigo do professor Vladimir Safatle, discutimos o papel do supereu na sociedade de consumo atual em comparação com a sociedade de produção quando Freud cunhou tal conceito para designar esta importante instância psíquica.


Palavras-chave:  supereu do gozo, sociedade de consumo, mídia performativa, contrato de comunicação
਍ഀ