XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2586-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE E LINGUAGEM: O “PORTUNHOL” COMO PRODUTOR DE SENTIDO NA CAMPANHA DE ASSINATURAS DO JORNAL ZERO HORA

Helyna Dewes (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A publicidade é uma ferramenta da economia de mercado para informar os consumidores sobre produtos/serviço/marcas. Além disso, é uma produtora de representações, sociabilidades e vínculo. É comum a produção de campanhas que, além de informar, pretendem ser uma forma de entretenimento para o público. Aliás, antes do consumo de um produto, o que se consome é a sua publicidade. O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar o embasamento teórico do projeto que originará o trabalho de conclusão de curso a respeito da análise da produção de efeitos de sentido da campanha de assinaturas do jornal gaúcho Zero Hora, que tem como diferencial o jingle cantado em uma espécie de portunhol, o que gera identificação e humor.


Palavras-chave:  publicidade, identidade cultural, portunhol, análise de discurso
਍ഀ