XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL - IX.2635-1


CO: IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação

CONGRUÊNCIA ENTRE ESTRATÉGIA COMPETITIVA E DE COMUNICAÇÃO: ਍ഀ COMPREENDENDO O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO E PROJEÇÃO DA IDENTIDADE CORPORATIVA DA NATURA COSMÉTICOS NO BRASIL E NA FRANÇA.

Rodrigo Cesar Severino Neiva (PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS)

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender como a congruência entre estratégia competitiva e de comunicação pode contribuir para a construção de vantagem competitiva sustentável que viabilize a internacionalização de marcas brasileiras do setor de cosméticos. Para tal, foi conduzido um estudo de caso sobre as operações, tanto no Brasil quanto na França, da Natura Cosméticos S.A., empresa reconhecida por possuir como atributo estratégico a inovação em produto, no processo de produção e no uso matérias-primas oriundas da biodiversidade brasileira, assim como por vir construindo sólida reputação tanto do mercado brasileiro quanto no internacional.


Palavras-chave:  Identidade Corportativa, Comunicação Organizacional, Estratégia Competitiva, Internacionalização de Marca
਍ഀ