IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania POLÍTICAS PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: A RELAÇÃO ENTRE A ALCOA E A POPULAÇÃO LOCAL DE JURUTIഀ
Raphaella Marques de Oliveira (Universidade Federal do Pará); Janine de Kássia Rocha Bargas (Universidade Federal do Pará)
ResumoO processo de desflorestamento da Amazônia brasileira intensificou-se a partir das décadas de 1960 e 1970, com a implantação de políticas governamentais de integração regional. No Pará, grandes empresas mineradoras encontraram o substrato perfeito para sua instalação. Este paper se propõe, então, a refletir sobre a relação de empresas e populações locais num contexto que envolve políticas públicas e a configuração da comunicação. Como exemplo, a Alcoa Mina de Juruti e o município do oeste do Pará. Diante disso, acredita-se que a comunicação é, de fato, uma importante ferramenta no que tange um de seus papéis sociais: o de levar uma determinada mensagem a um determinado público. Por outro lado, observa-se a existência de um papel comercial, no sentido de garantir a imagem empresarial do cliente, com fins lucrativos tanto para as empresas, quanto para as agências de comunicação. Palavras-chave: Comunicação, Amazônia, Empresas, Políticas Públicas, Alcoa |