XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.2647-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

JORNALISMO HIPERMÍDIA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXPERIÊNCIAS E LACUNAS NOS SITES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E FUNDAÇÕES DE APOIO À PESQUISA DO NORDESTE

Sonia Aguiar Lopes (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Um novo cenário de possibilidades de agendamento de temas científicos e tecnológicos na mídia vem se desenhando, nos últimos anos, a partir da mudança progressiva do perfil profissional dos jornalistas que atuam em assessorias de comunicação de universidades públicas e fundações de amparo a pesquisa (FAPs), e das facilidades dos recursos disponíveis na Internet para organização e difusão de informação. Este artigo descreve alguns indicadores dessa tendência, a partir de levantamento feito nos websites e portais de 30 instituições da região Nordeste. Mostra, no entanto, que a maioria delas ainda está em transição da segunda para a terceira geração do webjornalismo e que poucas utilizam os recursos hipermídia disponíveis na Web em práticas específicas de divulgação científica e para agendamento ou contra-agendamento da mídia.


Palavras-chave:  jornalismo hipermídia, jornalismo científico, divulgação científica, contra-agendamento da mídia, assessorias de comunicação
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