XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.2652-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: O BOLETIM DA INTECOOP/UFJF COMO INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Ivanna Aguiar de Castro (Universidade Federal de Juiz de Fora); Raruza Keara Teixeira Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora); Christina Ferraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O modelo econômico neoliberal ocasionou mudanças significantes na sociedade. A liberdade individual, aplicada à acumulação de capital e ao consumismo, instaurou uma competitividade entre os indivíduos e resultou em relações de trabalho meramente contratuais. A perda do sentimento de pertencimento coletivo pelo sujeito enfraquece os princípios da cidadania, deixando o indivíduo a par do seu potencial como ator de transformação da sua realidade. O artigo visa a analisar este cenário, apontando a Economia Solidária como uma estrutura de inclusão, e a Comunicação como meio de divulgação dessa alternativa. A partir do Projeto “Comunicação Social para Grupos de Economia Popular Solidária de Juiz de Fora e Região” será mostrada a contribuição da comunicação na mobilização dos empreendimentos solidários e dos seus cooperados.


Palavras-chave:  Cidadania, Comunicação, Cooperativismo, Economia Solidária, Mobilização
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