XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2675-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

FLASHDANCE: UM OLHAR SOBRE INFLUÊNCIAS GERADAS਍ഀ PELA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO NA PRODUÇÃO DE਍ഀ FILMES NOS ANOS 1980.

Paulo Roberto Ferreira da Cunha (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o filme Flashdance como forma de exemplificar determinadas orientações da indústria cinematográfica para a produção de filmes, na década de 1980, no momento em que vivia uma importante transformação – a consolidação dos conglomerados de comunicação. E assim਍ഀ aprofundar o estudo do cinema enquanto entretenimento e como produto multimidiático, pontuando a horizontalização de lucros, estratégias de produção e influências temáticas e estéticas. Por fim, identificar estas marcas – que podem ser encontradas ainda hoje no cinema e em outras representações midiáticas, tanto nos਍ഀ EUA como em outros países, desde aquela época – é um caminho para compreender a comunicação contemporânea.


Palavras-chave:  Cinema musical norte-americano, Comunicação multimidiática, Análise fílmica, Flashdance, Contemporaneidades
਍ഀ