XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2681-2


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

A URBANIDADE COMO ESPELHO: CULTURA, MÍDIA, PRODUÇÃO E CONSUMO NAS CIDADES

Silvia Helena Simoes Borelli (Pontificia Universidade Católica de São Paulo); Rita de Cassia Alves Oliveira (Pontificia Universidade Catolica de São Paulo); Josimey Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Restituindo o percurso reflexivo do NP Comunicação e Culturas Urbanas, assume-se como ponto de partida o mapeamento das tematizações e categorias analíticas recorrentes em seus quatro anos de atividades (2005-2008). Tendo esta cartografia por referência, as autoras propõem a síntese e a construção teórica de alguns dos principais marcos reflexivos localizados na interpretação comunicacional e cultural da urbanidade: 1. Imaginários, visualidades e novos sensóreos em contextos urbanos; 2. Identidades, subjetividades e sociabilidades urbano-midiáticas; 3. Hibridizações, gêneros e produções culturais nas metrópoles; e 4. Articulações entre comunicação, consumo e mercado.


Palavras-chave:  comunicação, culturas urbanas, mídias, produção, consumo
਍ഀ