DT5: DT 5 - GP Cibercultura MÍDIAS INTERATIVAS E RELACIONAMENTO MERCADOLÓGICO:ഀ
UM ESTUDO COMUNICACIONAL SOBRE O SITE NIKE PLUS ഀ
Marcos Antonio Nicolau (Universidade Federal da Paraíba); Ana Cirne Paes de Barros (Universidade Federal da Paraíba)
ResumoO desenvolvimento de novas mídias interativas está proporcionando o surgimento de formas inovadoras de comunicação e relacionamento mercadológico entre consumidores e empresas, de maneira cada vez mais efetiva. Partindo do princípio de que todas as mídias digitais estão se tornando mídias de relacionamento, este artigo tem como objetivo principal demonstrar indícios e comprovações desse processo comunicacional personalizado, embora envolva a participação coletiva de milhões de clientes. O trabalho ora apresentado tem como base o site Nike Plus, do famoso fabricante de tênis, cujo estudo de caso confirma a proposição acima apresentada: o relacionamento mercadológico sustenta-se na principal característica das mídias presentes no ciberespaço, a interatividade. Palavras-chave: cibercultura, mídias interativas, internet, relacionamento mercadológico, Nike |