XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2763-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

FAZER RIR... A QUE PREÇO? DESRESPEITO E COMERCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE INFANTIL਍ഀ ਍ഀ

Vânia Lúcia Quintão Carneiro (UnB)

Resumo

Busca-se compreender a participação de crianças, em programas de TV voltado ao grande público, especificamente da Maísa. Analisa-se, aqui, o mecanismo de entretenimento usado em programas de auditório, bem como o que se solicitava ou se exigia da interlocutora-mirim e em que condições. Parte-se da observação de trechos do programa que circularam no YouTube, e que refletiam, a princípio, a imagem de uma menina inteligente, que faz rir; e, dos últimos e constrangedores episódios da menina que chora. Evidenciou-se que o mecanismo de produção do riso, evocava brincadeiras infantis com bonecos de molas ou cordas. Por meio de tais imagens , o competente apresentador, transformava em “comédia/grotesco” qualquer situação real, ainda que dolorosa e desrespeitosa à criança, desde que atendesse aos interesses mercantilistas da emissora, medidos pelos índices de audiência.


Palavras-chave:  infância, mídia, desrespeito, humor, liberdade
਍ഀ