XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2812-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

COMUNICAÇÃO E CONSUMO DE CULTURA FAST-FOOD:਍ഀ UMA EXPERIÊNCIA GIRAFFAS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO.਍ഀ ਍ഀ

Marina Pechlivanis Koutsantonis (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações de comunicação e consumo que se estabelecem em lojas da rede de fast-food Giraffas em praças de alimentação de shopping centers, significativos pontos de encontro e de socialidade da contemporaneidade. Conceitualmente, a articulação entre autores como Walter Benjamin, Roger Silverstone, Michel Maffesoli e Massimo Canevacci, construindo a experiência da cultura fast-food. Metodologicamente, a experiência do olhar, permitindo a análise das diferentes grafias dos impactos da comunicação da rede Giraffas: a “geografia” da praça de alimentação, a “etnografia” da prática de consumo e a “biografia” do consumidor. Para a estrutura do corpus da pesquisa, os shoppings West Plaza e Frei Caneca, em São Paulo, foram selecionados por sua proximidade geográfica (oito quilômetros) e distância de consumo cultural.


Palavras-chave:  Comunicação, consumo cultural, fast-food, shopping center, etnografia do consumo
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