IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais AUDIÊNCIA JOVEM E ESCOLA: O TELEJORNALISMO PARA UMA MEDIAÇÃO ESCOLAR Sheila Irene Gorski Fernandes (FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL); Emerson Urizzi Cervi (Universidade Federal do Paraná)
ResumoO artigo pretende discutir, baseado nas teorias de audiências, mediação e mediação escolar, a relação mídia e escola. Para isso Guillermo Orozco, Jesus Martin-Barbero e José Luiz Braga são usadas como fundamentação teórica. O artigo trabalha com audiência jovem e uma das suas principais mediações – a escolar. Além disso, o texto faz uso do conceito de self de John Thompson, ‘domesticidade televisiva’ de Roger Silverstone e ‘poder simbólico’ de Pierre Bourdieu. As perguntas e propostas feitas servirão de base para um estudo de campo posterior que pretende descobrir a visão que os jovens curitibanos têm sobre telejornalismo. Palavras-chave: Audiência jovem, mediação, telejornalismo, escola |