DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania A FRONTEIRA VIRTUOSA: UNIVERSIDADE, MÍDIAS LIVRES E DIÁLOGO INTERCULTURAL Guilherme Gitahy de Figueiredo (Universidade do Estado do Amazonas)
ResumoEste artigo faz uma análise das oficinas e mídias livres facilitadas pela UEA em Tefé (AM) como táticas que ajudam a fazer da universidade uma “fronteira”, tal como formulada por Tassinari (2001) para pensar as escolas indígenas. Em outros estudos foi mostrado como a atividade de voluntários nestas ações possibilitou a eles o acesso a tecnologias, socialização, oportunidades profissionais, aprendizagem crítica e envolvimento com movimentos sociais; de outro lado, um estudo sobre os povos indígenas atendidos pelas oficinas mostra que eles têm se apropriado delas para incrementar suas centenárias táticas por autonomia. O conceito de “fronteira” nos permite, agora, pensar estas apropriações num único quadro, no qual o diálogo intercultural mostra-se como colaboração virtuosa, com ganhos táticos para todos os envolvidos. Palavras-chave: universidade, extensão, mídias livres, fronteira, autonomia |